Baseado em obra inédita de Manoel Carlos Karam o projeto realiza diversas ações
e encontros em Curitiba.
O projeto MESMAS COISAS, que se monta a partir do livro homônimo inédito de Manoel Carlos Karam, compartilha com o espectador experiências e procedimentos usados durante todo o processo de criação, engajando diferentes profissionais e múltiplas ações performativas.
Para além das apresentações, o projeto propõe encontros com o público num formato de fronteiras borradas, onde cabe uma peça, uma serenata, uma performance, uma exposição, um filme, tudo isso numa espécie de quebra cabeças, um puzzle, uma farra! diria o Karam, um jogo sem fim entre os textos do Karam e as nossas obsessões ordinárias.
O PROJETO
O projeto MESMAS COISAS está desenvolvendo diversas ações a partir da obra que o inspira: um livro ainda inédito de Manoel Carlos Karam intitulado MESMAS COISAS. Não há pretensão de reprodução fiel ou de sacralização ou de adaptação do texto literário para o palco. A proposta é atritar o conteúdo e a forma e talvez, com sorte, provocar uma chama. (Chamem os bombeiros!)
OS ARTISTAS
Michelle Pucci reuniu artistas com o objetivo de construção de uma teia de ações para além da sala de ensaio: intervenções nos muros da cidade; um roteiro de peça; um filme com roteiro do Karam; uma exposição de fotografias; uma serenata numa carroceria de caminhão de mudança etc. Tudo cabe no etc dizia o Karam. E, claro, a partir da relação entre essas diferentes mídias e integrando o projeto, a proposta também habita o mundo virtual das redes sociais (facebook, instagram, site) gerando conteúdos sobre o processo de trabalho.
AS AÇÕES PROCESSUAIS
Das discussões em sala de ensaio a equipe identifica algumas das obsessões do escritor e se concentra em algumas questões: quais as nossas obsessões? Quais os nossos medos? Jogar alguma coisa na lata de lixo? Encontrar a palavra exata, a imagem exata, a descrição exata? Procurar verbetes no dicionário? Fazer aviõezinhos de papel, bolinhas de papel? Medos e obsessões viraram farras. E quais farras gostamos de farrear juntos?
As ações do projeto MESMAS COISAS iniciaram-se em novembro de 2016, na Casa de Leitura Manoel Carlos Karam mantida pela Fundação Cultural de Curitiba no Parque Barigui. Um flash mob de leitura.
OS ESPAÇOS
A busca por espaços culturais alternativos, ou até mesmo a rua, para as ações e intervenções, é um dado fundador do projeto. Karam não era convencional ou tradicional, era experimental. O autor morou durante anos na Rua São Francisco no centro de Curitiba, transitava frequentemente pelo Largo da Ordem, era um transeunte, uma pessoa que ocupava o espaço público. Circulava livremente entre meios e linguagens, formas e espaços. Michelle Pucci, a artista proponente, também transita por diferentes ambientes de criação. Seu foco de pesquisa é o desafio da comunicação, por isso transita pelo teatro, música, literatura e TV . Uma combinação que provoca mesmos faíscas!
O INÍCIO
O projeto MESMAS COISAS surgiu a partir da monografia apresentada por Michelle Pucci como requisito para a graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná, em 2015. A artista apresentou um trabalho sobre a literatura de Karam e seus desdobramentos, procurando dentro da obra do escritor o seu potencial cênico e as possibilidades de transposição da literatura ao palco. Na defesa contou com a orientação da professora doutora e escritora Luci Collin e colaboração de Nadja Naira.
AGENDAMENTOS DE ENTREVISTA E MAIS INFORMAÇÕES
Fernando de Proença
41 99996.5292